domingo, 16 de setembro de 2012

Fungo pode fazer um violino barato tocar como um Stradivarius.


Violino, Stradivarius, Strad, violino, Palacio Real, Madrid, Espanhol II Stradivarius
Na Suíça o pesquisador de madeira Professor Francisco WMR Schwarze sabe que, no século 17 e início do 18, a famosa fabricante de violinos Antonio Stradivari usou uma madeira especial que tinha crescido no período frio entre 1645 e 1715.
 Porque estas árvores tinham lentamente amadureceu durante verões frescos e invernos longos e rígidos, eles tiveram menor densidade e maior módulo de elasticidade do que outras madeiras. 
O resultado é uma madeira com qualidade tonal incrível, fazendo Stradivarii alguns dos violinos mais caros da história.
Mas o professor Schwarze não estava convencido de que ele teria que esperar para as estrelas para alinhar antes que ele pudesse encontrar madeira assim novamente.
Ele descobriu duas espécies de fungos (Physisporinus vitreus e longipes Xylaria), que se decompõem abeto da Noruega e plátano - os dois tipos importantes de madeira usados ​​para violino tornando - a tal ponto que a sua qualidade tonal é melhorada. 
Normalmente quando a madeira fica mofado, torna-se menos densa, acabou decaindo afastado em lascas de madeira. Schwarze fungos, sobre o outro lado, "gradualmente degradar as paredes celulares, induzindo desse modo uma afinamento das paredes.
 Mas, mesmo nos estágios finais da decomposição da madeira, uma estrutura de andaime dura permanece através do qual as ondas sonoras ainda pode viajar diretamente.
 "Mesmo que o fungo tenha comido um pouco da madeira, ainda é resistente a tensão, uma qualidade que é muito importante para fabricantes de violino. Uma vez que o tom desejado foi alcançado, o violino é tratada com gás óxido de etileno, matando todos os fungos e garantir que você não tem uma reação alérgica a cada vez que você tocar.
Em 2009, violinos feitos com madeira de fungos Schwarze-tratado foram jogados em uma cortina, atrás da cortina-teste contra um Stradivarius genuíno de 1711. 
Todos os violinos foram tocados pelo violinista britânico Matthew Trusler.
 O resultado foi surpreendente para todos os participantes: Tanto o júri de especialistas e da maioria do público pensou que o violino mycowood que Schwarze havia tratado com fungos por nove meses foi o Stradivarius real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário