quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Uma chuva de fogo no Sol - 19 de julho de 2012


Scott Wiessinger, produtor de vídeos relacionados ao Sol na NASA, informou que “este evento durou mais de 21 horas e meia. Parece bem legal e o fato do plasma condensar em campos magnéticos torna tudo mais impressionante – pelo menos para mim! Eu até coloquei a Terra em escala para lembrar aos espectadores o quão inimaginavelmente grande essa coisa é.”
O que você está assistindo aqui é chamado de chuva coronária.
Plasma quente na coroa resfriada e condensada junto com campos magnéticos fortes na região. Campos magnéticos, são invisíveis, mas o plasma carregado é forçado a se mover pelas linhas, mostrando com brilho no comprimento de onda ultravioleta extrema de 304 Angstrons, e destacando os campos enquanto eles lentamente caem de volta à superfície solar.
De acordo com a NASA, este fenômeno único combina três dos três possíveis eventos solares em apenas um:
“Alguns acompanham apenas erupção solar, alguns têm a adição de material solar sendo ejetado, e alguns mais complexos tem estruturas se movendo em associação a mudanças no campo magnético cíclico da atmosfera solar, a corona.”
No dia 19 de julho de 2012, a erupção que ocorreu no Sol produziu todos os três.
É inacreditável – assim como em Eu realmente não acredito que isso está acontecendo ali. Não há necessidade de olhar para o nosso próprio sistema solar para perceber como temos sorte de estarmos vivos. Precisamos apenas olhar para a grande bola de luz que fica no céu. [NASA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário